O paladar dos mais novos é um pouco diferente do dos adultos, e nós sabemos muito bem disso!
O lanche escolar é uma parte importante da alimentação infantil, a partir do momento que as crianças passam a se alimentar em ambientes externos à sua própria casa.
Porém, a praticidade, a falta de planejamento na escolha dos itens no mercado e o apelo ao paladar, muitas vezes fazem os pais ou responsáveis optarem por guloseimas na hora de definir o lanche das crianças.
Hoje, o Blog da Sanutrin vai sugerir algumas opções mais saudáveis e dicas para elaborar o lanche da criançada! Confira!
Dicas para um lanche saudável
Sanduíches caseiros
O sanduíche é um dos alimentos mais populares do mundo, não só entre as crianças.
Porém, muitas vezes, o apelo do sanduíche está na gordura inserida no recheio, mas não precisa ser assim!
Vegetais e carnes mais magras, como frango e atum podem compor um recheio igualmente saboroso e muito mais amigável ao organismo.
Experimente ralar cenoura ou pepino para deixar ainda mais colorido e saudável!
Torradas
O pão é um alimento universal, consumido por quase todas as culturas. O pão branco, porém, não é a melhor opção para uma refeição saudável, com opções de torradas de pão integral ou pão preto sendo alternativas melhores para o organismo.
Cenoura baby ou pequenos vegetais
Saladas dificilmente caem no gosto das crianças de imediato.
Entretanto, uma boa estratégia é optar pelas opções mini, como a conhecida cenoura baby ou outros vegetais em miniatura, que tornam a experiência de consumir a salada mais lúdica e agradável para a criança.
Palitinhos vegetais
Caso as opções mini de vegetais não estejam disponíveis, uma forma prática de substituí-las seriam os famosos palitinhos, que possuem um efeito parecido e podem ser consumidos crus ou cozidos, com molhinhos e patês!
Sucos e água saborizada
A hidratação também faz parte das refeições, mas bebidas muito açucaradas não fazem bem ao organismo.
O ideal é um suco natural preparado com a fruta, mas na impossibilidade de ter essa opção, por diversos fatores externos, escolha as opções integrais, mas sempre com moderação.
Frutas secas
Entrando na parte de sobremesas e dos docinhos que os pequenos tanto amam, frutas secas podem ser uma boa alternativa às opções açucaradas que encontramos no mercado.
Uvas, ameixas, damascos, figos, bananas e tantas outras frutas desidratadas proporcionam amplos benefícios ao corpo da criança, com um sabor um pouco mais intenso sem necessitar de aditivos industrializados.
Grãos com iogurte
Granola, chia e outros grãos são ricos em fibra e muito bem-vindos como uma opção de sobremesa, especialmente quando misturados a algum iogurte, simulando uma refeição de cereal matinal, mas sem a grande quantidade de açúcar das alternativas industriais.
Gelatina
Apesar da natureza industrial, as gelatinas são opções pouco calóricas de sobremesa, e podem ser alternativas interessantes. Porém, procure sempre opções com menos açúcar e corante, ingredientes que as crianças não precisam consumir!
Se possível, faça sua própria gelatina, com suco de frutas e gelatina sem sabor!
Bolos
Bolos caseiros são amados pelas crianças e podem ser uma dica de lanche saudável muito válida. Só é importante estar atento às coberturas muito gordurosas e açucaradas.
Se possível, dê preferência a bolos sem recheio e cobertura, e invista no sabor da massa com frutas e geleias!
Salada de frutas
Por fim, a clássica opção da salada de frutas está sempre presente, uma mistura saborosa de alimentos naturalmente doces e que possuem diferentes benefícios entre si, com uma grande variedade de combinações.
É importante estar sempre atento às estações agrícolas das frutas, não só para economizar com o preço, como também para garantir o melhor sabor possível!
Gostou das dicas? Continue navegando pelo blog da Sanutrin para mais informações e dicas sobre alimentação infantil.