Em tempos de praticidade, criar hábitos alimentares saudáveis em crianças é um desafio.
Pensando nisso, hoje o Blog da Sanutrin traz 5 conselhos para serem seguidos para incentivar os bons hábitos na hora das refeições para as crianças. Confira!
Introduza os bons hábitos desde cedo
As crianças que comem alimentos saudáveis e adequados tendem a ser adultos mais conscientes fazendo boas escolhas alimentares no futuro, por isso é tão importante criar os bons hábitos desde a introdução alimentar.
O tempo investido vale a pena, justamente por ser uma questão de costume a criança fazer boas escolhas. Será mais difícil para ela abandonar esses hábitos ao longo da vida.
Misture
Caso o gosto da criança já esteja estabelecido e você deseje torná-lo um pouco mais saudável, por que não misturar os alimentos?
Muitos alimentos tipicamente populares entre as crianças podem ser perfeitamente harmonizados com ingredientes saudáveis, então usar isso a seu favor na hora de pensar as refeições realmente pode fazer a diferença.
Por exemplo, incluir cenoura, chuchu e outros vegetais no preparo do feijão, ou incluir beterraba e espinafre do preparo de panquecas para um prato supercolorido!
Aproveite o lúdico
Muitos alimentos industrializados atraem as crianças com imagens de desenhos animados, embalagens interativas e cores vivas, elementos que encantam os pequenos e tornam a experiência do consumo memorável e divertida.
Utilizar essa estratégia com pratos saudáveis pode ser muito útil, com a montagem de pratos mais atrativos visualmente, esse pode ser um grande trunfo na hora de fazer com que a criança consuma ingredientes mais saudáveis.
Caso você precise se inspirar, basta checar os stories da Sanutrin no Instagram, estamos sempre dando dicas por lá!
Faça a criança participar
Uma dica que complementa diretamente a anterior, é tornar a criança parte do preparo das suas próprias refeições.
Claro, ela não poderá decidir por si só sua alimentação, mas ouvir e entender o que a criança quer ou gostaria de consumir pode fazer com que ela esteja mais disposta na hora de se alimentar de algo que ela ajudou a elaborar.
Chame-a para fazer tarefas simples como adicionar um ingrediente na panela, separar alimentos, entre outras!
Garanta que os hábitos serão mantidos
Não é só a família ou os responsáveis que vão alimentar a criança durante o início da sua vida, assim que ela começar a viver de forma um pouco mais independente, ela terá acesso a outras fontes de alimentação.
Um dos principais sendo o ambiente escolar, portanto, garantir que a dieta saudável irá acompanhar a vida da criança na escola se torna ainda mais importante com o tempo.
Mas para isso você pode confiar na Sanutrin, que há anos vem se especializando em fornecer alimentação escolar com sabor, saúde e qualidade!