4 cuidados essenciais ao escolher uma empresa de alimentação escolar

Buscar uma empresa de alimentação escolar é um processo delicado, que deve atender a medidas de saúde e segurança. Selecionamos quatro pilares fundamentais a que os gestores devem estar atentos

Estabelecer um relacionamento com uma empresa de alimentação escolar é um passo importante para o dia a dia de uma escola – e é uma escolha que deve ser feita de forma bastante criteriosa, pois diz respeito a pilares essenciais.

Em um estudo publicado na revista dos Cadernos de Saúde Pública, em janeiro de 2021, os dados do  Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica) foram aplicados, justamente, na relação desse tipo de ocorrência em um grande grupo de adolescentes e o seu consumo de alimentos fora de casa.

Esse é apenas um exemplo de como estamos falando de um tema que vai “além da merenda”. 

Pensando nesses tópicos, reunimos no Blog da Sanutrin alguns temas que devem estar no radar do gestor no momento de escolher a empresa de alimentação escolar mais adequada às suas necessidades.

Qualidade

Por mais óbvia que essa afirmação pareça, é fundamental ter esse tópico como norteador da escolha de uma empresa de alimentação escolar. Quando se fala em qualidade, não estamos nos referindo apenas ao sabor dos ingredientes, mas ao processo de elaboração desses cardápios.

A utilização de procedimentos operacionais padronizados, baseados na solidez de um manual de boas práticas, vai interferir diretamente na entrega de um produto ou serviço melhor ao público final. Nesse cenário, não há espaço para amadorismo ou improvisos.

Segurança

Nesse mesmo tópico, é possível trazer também a questão da segurança. É fundamental que os gestores tenham a consciência de que esse pilar esteja relacionado aos alimentos oferecidos. Em termos corporativos, é preciso que a escolha de uma empresa de alimentação escolar contemple esses protocolos como, por exemplo, o controle de riscos biológicos, físicos e químicos.

Saúde

Colocar o tema da saúde como central é um caminho de transparência entre a empresa de alimentação escolar e o público a ser atendido – gestores, professores, alunos e toda comunidade escolar.

O exemplo da Sanutrin é o mais direto possível: o grupo optou por desenvolver um departamento de Nutrição Pediátrica, com foco nos hábitos alimentares enquanto processo pedagógico e do desenvolvimento integral da criança.

Sustentabilidade

Nos dias atuais, diante de tanta informação e conscientização, é imprescindível que a escola esteja associada a organizações que prezam pelos temas sustentáveis como é a questão da Educação Ambiental, seja no processo de produção do alimento seja em ações empresarias sobre o tema, com a difusão do assunto em palestras e eventos.

Fale com a Sanutrin e conheça o portfólio de soluções que oferecem toda estrutura que sua escola necessita para o serviço de alimentação que seus estudantes merecem!