A escola é uma das instituições básicas na formação de um cidadão, sendo muitas vezes o primeiro contato social que muitas pessoas têm, além do núcleo familiar.
Isso interfere diretamente na formação da criança, não só no quesito aprendizado e relacionamentos, como também em fatores que a maioria das pessoas não pensa, como a alimentação.
Hoje, o Blog da Sanutrin aborda o quão importante é a escola quando falamos de alimentação infantil e a importância dos lanches e refeições escolares na vida das crianças.
As primeiras experiências
Parte da importância da escola é justamente no quesito formar hábitos.
Como se trata de um dos primeiros ambientes que a criança frequentará sem a presença dos pais, mesmo que os hábitos alimentares da criança sejam saudáveis em casa, na escola eles podem mudar por influência externa.
Portanto, optar por uma escola que se preocupa com o fornecimento de alimentos saudáveis por meio da cantina ou das lanchonetes na escola, pode ser a diferença entre uma criança que manterá uma alimentação balanceada ao longo da vida ou vai ceder às guloseimas e maus hábitos alimentares com o tempo.
Complementação real
Muitas famílias encaram as refeições feitas na escola como uma espécie de “bônus” alimentar, que vem apenas como uma refeição extra além do café da manhã, almoço e jantar, que são servidos em casa.
Todavia, principalmente para famílias com menor poder aquisitivo, a alimentação na escola pode ser muito mais do que isso.
Estudos apontam que o número de crianças que dependem quase que exclusivamente dos alimentos servidos na escola para se nutrir, está na casa dos milhões, considerando a quantidade de famílias de baixa renda ou que se beneficiam de programas governamentais para sobreviver.
Portanto, percebe-se que a responsabilidade da escola de fornecer uma refeição nutritiva e com sustância pode, muitas vezes, ir muito além de apenas satisfazer o paladar dos alunos, podendo representar um momento essencial na alimentação diária da criança.
Parte do aprendizado
Estudiosos também afirmam que, além da parte alimentícia, as refeições escolares são peças fundamentais do aprendizado dos estudantes.
A concentração, o ímpeto em aprender, o funcionamento cerebral e até mesmo a aceitação do aluno para com o ambiente escolar, são fatores que podem ser estimulados ou prejudicados dependendo do nível de qualidade dos alimentos que o estudante consome durante os momentos de intervalo na escola.
Após a análise dos estudos e argumentos apresentados neste texto, podemos perceber que fornecer alimentação de qualidade para os estudantes, deve estar no (tirar próximo) topo da lista de prioridades de qualquer colégio.
Caso você queira transformar seu ambiente escolar por meio de uma alimentação saudável e saborosa, basta entrar em contato com o time de atendimento da Sanutrin.